Confira o que é sauna e os benefícios das saunas para a saúde!

O que é sauna?

Já pensou em estar em um lugar em que você pode sentir seus músculos relaxando, desacelerar a mente, encontrar tranquilidade e ainda por cima cuidar da saúde? Pois bem, esse lugar é sauna!

A sauna, também chamada de banho finlandês, nada mais é do que uma sala  com um ambiente muito aquecido. Seu objetivo é  propiciar relaxamento e, em alguns casos, promover o convívio social entre os frequentadores do recinto.

E não pense que as saunas são uma coisa moderna. Elas são um costume muito antigo. Visto que, elas teriam surgido há cerca de 9 mil anos e foram criadas por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história.

Para esses povos finlandeses, as saunas eram lugares sagrados, onde era realizada a purificação do corpo e do espírito. Lá ocorriam rituais de curanderia, partos e até casamentos. Dessa forma, como em um cerimonial religioso, também havia regras bem rígidas: era proibido fazer barulho, fofocar ou falar mal de alguém. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. Já o banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Porém,  foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco.

saunas

Entre todos esses povos citados acima, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo. Ainda no século 4 a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença.

Hoje, no entanto, podemos citar como benefícios das saunas:

  • Alívio de dores de coluna;
  • Aumento da circulação sanguínea;
  • Hidratação da pele e;
  • Desobstrução dos poros;
  • Combate ao stress;
  • Combate à hipertensão;
  • Relaxamento da musculatura;
  • Limpeza e desobstrução das vias respiratórias;
  • Desintoxicação e expulsão das impurezas do organismo ;
  • Combate doenças do sistema respiratório.

Em contrapartida, as saunas não são recomendados para mulheres grávidas ou crianças muito pequenas. Assim como, não devem ser frequentadas por pessoas com pressão baixa, diabetes, problemas cardíacos ou algumas doenças respiratórias. Na dúvida, consulte seu médico antes.

Além disso, você nunca deve ficar dentro de uma sauna se sentir fraqueza ou com náuseas.

saunas

 

Gostaria de saber mais? Confira mais notícias como essa no nosso blog e fique por dentro de novas postagens!

Fonte: entendaantes.com.br (Texto Adaptado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.