Revestimentos: a sua piscina com o acabamento ideal

Para quem está pensando em construir uma piscina de concreto ou pretende reformar uma piscina de residência ou condomínio. Destacamos também os cuidados e manutenções especiais que garantirão que seu revestimento e sua piscina tenham uma vida longa de lazer com você.

Para as piscinas de concreto armado atualmente os revestimentos mais usados são as pastilhas cerâmicas porcelanizadas nos tamanhos 2,5cm x 2,5cm e 5cm x 5cm. Na maioria dos casos as cores mais procuradas são os tons de azul claro e escuro, verdes e branco. Há uma grande variedade de tons e cores oferecidas por mais de um bom fabricante nacional. Um grande diferencial desse material é o fato de permitir projetos com desenhos e cores personalizados, possibilitando que se adapte a piscina e suas cores a qualquer tipo de espaço e funcionalidade.

Uma grande novidade e tendência no mercado brasileiro atual são as pedras naturais. As pedras vulcânicas usadas em piscinas, principalmente no tamanho 10cm x 10cm, são importadas da Indonésia e tem uma acabamento rústico. A cor mais desejada tem sido preferencialmente o verde, mas com variações de azul, preta ou branco que são boas opções. Existem as pedras lisas que são polidas e as brutas sem polimento que são rústicas literalmente. Inicialmente em São Paulo mas agora também bastante difundido no sul, muitos dos melhores arquitetos nos projetos de ponta estão optando por este material em suas obras de piscina. O resultado é muito bom no aspecto visual e o material requer um pouco mais de habilidade na colocação, assentamento e rejuntamento.

REPORT THIS AD
Na ultima década o mercado solicitava bastante o uso de pastilhas de vidro, porém atualmente ficou comprovado não serem as mais indicadas pois, com o passar do tempo, acabam soltando algumas peças com muita facilidade devido a dilatação decorrente da exposição ao tempo (sol, vento, calor, frio, chuva). Apesar do aspecto muito bonito o resultado é muita manutenção e pouca durabilidade.

Quanto ao revestimento do piso da borda, o fundamental é que sejam antiderrapantes e também atérmicos: que não escorreguem por questão de segurança e não aqueçam para causar desconforto e não queimar os pés. O mercado oferece além das antigas e consagradas pedra caxambu, as bem mais atuais opções de piso cimentícios em diversos formatos e cores. São novidade ainda algumas versões de porcelanato, desde que sejam antiderrapantes, e também as mesmas pedras naturais vulcânicas. Nos melhores projetos de paisagismo também é muito usado tradicional deck de madeira.

Seja qual for a sua escolha, é importante saber que a vida longa de todos o revestimentos está ligada a manutenção da piscina, quanto mais constante e cuidadosa melhor. Independente da piscina ficar exposta ao sol ou coberta é fundamental manter o tratamento químico da água em dia durante o ano todo. Escovar para evitar acumulo de sujeira e surgimento de manchas e fungos. Principalmente na borda onde é o nível da água que acumula sujeiras, usar esponja com o limpa bordas especifico para piscina. É muito importante também controlar o pH para que a água muito ácida ou muito básica não ataque o rejunte. Cuidando da piscina e mantendo a qualidade da água se aumenta a vida útil e garante a durabilidade do revestimento.

Uma das questões mais sensíveis de todas e que pode ser o grande diferencial do seu projeto é: contrate uma empresa ou profissional capacitado e experiente em execução de piscinas, com referências no mercado ou indicação do arquiteto. Às vezes, um ótimo material que custou um bom preço pode ter um resultado indesejado devido à qualidade do profissional. Por isso, ter o tempo para executar com calma, sem apressar e atropelar o prazo necessário além de contratar a empresa e a equipe de trabalho certas são pontos fundamentais.

Conte com a Aquahome! Estamos sempre pensando no melhor para seu conforto, diversão e segurança.

Fonte: prolazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.