6 curiosidades sobre piscinas que você não fazia ideia!

Você já sabe que um dia na piscina pode proporcionar muita diversão, relaxamento e bem-estar para pessoas de todas as idades. Mas você sabe como elas surgiram ou como elas chegaram ao nosso país? Pensando nisso, preparamos um artigo especial com 7 curiosidades sobre piscinas. Continue a leitura!

1. A primeira piscina do mundo

Antes de conhecermos a palavra piscina, os tanques de água já eram comuns no mundo antigo. A instalação mais antiga existiu há mais de 5000 anos, no povoado de Mohenjo-daro, no Paquistão.

O tanque possuía 12 metros de comprimento por 7 metros de largura e chegava a uma profundidade de aproximadamente 2 metros. Acredita-se que o espaço era utilizado em rituais religiosos, nos quais a água era aplicada para purificar e renovar as energias dos homens.

2. O navio Titanic teve uma piscina

Hoje em dia, é comum que os navios transatlânticos disponham de diversas opções de piscinas em suas áreas de lazer, o que atrai muitos turistas que buscam por diversão. Porém, essa não era a realidade dos navios de passageiros do século passado.

O primeiro navio a possuir uma piscina a bordo foi o luxuoso Titanic, que foi idealizado em 1909 e lançado em 1911. Apesar de pequena, a piscina destacou-se como diferencial do navio, principalmente entre os adeptos dos esportes aquáticos.

3. O sistema de filtragem de piscinas foi criado há mais de 100 anos

O primeiro sistema de filtragem de piscinas foi criado em 1910. Essa invenção foi fundamental para garantir a limpeza e qualidade da água, o que permitiu a popularização das piscinas públicas e residenciais.

Com o passar dos anos, os filtros para piscinas tornaram-se cada vez mais eficientes e seguros, até que chegássemos aos modernos sistemas que conhecemos atualmente.

4. A maior piscina do mundo

De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, a maior piscina do mundo fica no Resort San Alfonso del Mar, na cidade de Algarrobo, no Chile. Seu tamanho equivale a vinte piscinas olímpicas e ela é seis vezes maior do que a segunda colocada.

Seu abastecimento é feito por meio de um sistema digital de sucção da água do mar, sem desperdícios, afinal, são quase 250 milhões de litros de água para encher a maior piscina do mundo. Além de nadar e mergulhar, os visitantes podem praticar remo e até mesmo velejar pelas águas da piscina.

5. As primeiras piscinas no Brasil

Apesar do clima do nosso país favorecer os banhos de piscina, as primeiras instalações demoraram para chegar por aqui. As primeiras piscinas de concreto foram construídas no início da década de 20, nos clubes do país. A vantagem foi receber as piscinas já com o sistema de filtragem e cloração.

Em 1019, o clube Fluminense inaugurou sua primeira piscina, que foi a maior instalação da América Latina por alguns anos.

6. Nadar queima muitas calorias e faz bem para a saúde

Apesar de ser um exercício de baixo impacto, a prática da natação é excelente para queimar calorias e fortalecer os músculos. Pessoas que nadam com frequência podem perder até 850 calorias por hora em um treino dentro da piscina.

Além disso, a natação melhora a postura, otimiza a circulação sanguínea, previne os sintomas da asma, reduz o estresse e protege o coração.

Agora que você conhece algumas curiosidades sobre piscinas, aproveite para compartilhar essas informações com os seus amigos nas suas redes sociais.

Fonte: tibumpiscinas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.