Passo a passo de como cuidar da sua piscina

Para quem tem piscina em casa, a temporada de férias pode durar o ano inteiro. Porém, para aproveitar a piscina com 100% de saúde e diversão, é preciso ficar atento a alguns cuidados simples e rápidos de serem executados.

A principal preocupação é a qualidade da água e como mantê-la limpa por mais tempo, afinal, há pouquíssimo tempo várias cidade e estados passaram por períodos de racionamento hídrico. Logo, pelo bem do planeta, não dá para desperdiçar água, e, para isso, os cuidados com a piscina devem ser levados a sério e cumpridos à risca.

Vamos conhecê-los?

1. Itens de limpeza

Falando em cuidados com piscina, pensamos rapidamente em limpeza. Para garantir uma piscina bonita, tenha em mãos:

– Aspirador e mangueira: para retirar folhas e qualquer outro objeto maior da piscina;
– Escova: para limpar azulejos e rejuntes;
– Peneira: geralmente usada para retirar folhas e pequenos objeto caídos;
– Cloro: O cloro é o item mais associado a piscina, mas o uso descontrolado da substância pode acarretar vários problemas. Fique atento, pois, mesmo sendo esse item é o que deixa a água livre de bactérias e algas, seu uso indiscriminado deve ser evitado ao máximo.

2. Água sempre cristalina

Ninguém gosta de entrar em uma piscina suja, certo? Então para deixar a aparência da sua piscina sempre convidativa, é preciso apostar em uma água cristalina e fresca. Para isso, você pode cuidar do PH da água. O ideal, de acordo com especialistas da área, é que o PH da piscina esteja sempre entre 7.2 e 7.6, nem abaixo e nem acima disso.

Existem diversos kit teste para analisar o PH da água com um recipiente plástico para coleta da amostra de água. O recipiente tem dois espaços, um para a água da piscina a ser testada e o outro para os reagentes químicos necessários para a análise.

Encontra-se dois tipos de reagentes para piscina, o Fenol e o Ortotolidina. Os dois são responsáveis pela água permanecer sempre clara, mesmo com chuvas e vários banhos de piscina seguidos.

No entanto, não ache que apenas deixando a água com aparência de limpa está tudo certo. A água deve estar verdadeiramente limpa, pois as bactérias transmissoras de doenças como hepatite, otite, micoses e cóleras – entre outras – podem se proliferar no local.

Além desses reagentes, é preciso usar de outros itens e medições para manter a piscina sempre em dia

– Cloro: usado para desinfetar a água e mantê-la sem bactérias. Faça a checagem do pH duas vezes durante a semana, assim como os níveis de cloro.
– Dureza: A dureza da água diz respeito aos níveis de cálcio presentes na piscina. Se a piscina tiver muito cálcio, a água pode se tornar corrosiva. Verifique a dureza da água ao menos duas vezes em cada estação durante o ano.
– Acido Cianurico: Esse químico serve para proteger o cloro dos raios ultravioletas, com ele a preocupação é menor, precisa de checagem duas vezes por estação do ano.
– Sólidos: Geralmente dissolve-se alguns sólidos na água, como sais orgânicos – cálcio, magnésio, potássio, sódio, bicarbonatos, sulfatos e cloretos. Todos os sólidos dissolvidos na água devem ser analisados rigorosamente uma vez na semana. Se a piscina não for tão usada, pode-se chegar uma vez por mês.

A quantidade ideal desses outros itens na água é:

– Alcalinidade total: 80 – 120 ppm;
– Cloro: 1.0 – 2.0 ppm;
– Ácido cianúrico: 40 – 80 ppm;
– Dureza: 180 – 220 ppm ou entre 200 – 400, dependendo do tamanho da piscina;
– Total de sólidos dissolvidos: menos de 5000 ppm.

3. Filtro

Necessário em qualquer piscina, o filtro impede que as impurezas apareçam e permaneçam no local. Como toda a agua passa por ele, ele precisa estar limpo também. O filtro possui prazo de validade e deve ser trocado periodicamente, existem diversos tipos de filtros, portanto verifique o mais adequado a sua família antes da utilização.

– Filtros de areia: pode ser de metal, fibra de vidro ou concreto. É chamado assim, pois usam uma camada sólida de areia para filtrar a água e prender os detritos. A areia do filtro deve ser trocada a cada cinco anos.
– Filtro de cartucho: A filtragem acontece devido a uma superfície fina que prende detritos. As impurezas ficam detidas e a retirada deve ser manual. A vantagem desse modelo em comparação ao modelo anterior é a maior possibilidade de filtragem, o que facilita a manutenção e reduz possibilidade de entupimentos. A troca do cartucho deve ser completa e deve ocorrer de três em três anos.
– Filtros de terra diatomácea: Esse tipo de filtro contém materiais porosos para filtrar as impurezas. A instalação é simples d a troca deve ser feita duas vezes ao ano.

4. Manutenção do ambiente

Não adianta limpar apenas a água de piscina, é preciso que todo o ambiente ao redor seja conservado também. Cuide para que o piso ao redor não esteja sujo, verifique a piscina após uma chuva, pois objetos podem ter sido levados para dentro da piscina ou até deixado o piso cheio de areia e terra que podem ser levados facilmente pelo vento e ação da chuva.

5. Manutenção periódica

Antes de deixar a família aproveitar o verão, faça uma manutenção na piscina. Verifique possíveis vazamentos, rachaduras em azulejos ou pisos e até o risco de alguma condução de eletricidade.

Evite acidentes para que o período de diversão não se transforme em problemas e chame um profissional para analisar a piscina com mais atenção pelo menos uma vez ao ano.

 

Gostou das dicas? Acompanhe nossas notícias e leia mais conteúdos interessantes!

 

Fonte: imovelweb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AquaHome
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.